FERNANDO OLMO
Várias prefeituras municipais já instituíram o programa de bonificação dos profissionais do magistério. Em Presidente Epitácio "esse recurso seria muito bem vindo" em razão dos achatados vencimentos e reajustes que as categorias vem tendo, inclusive da administração “dos professores” Picucha e Alda.
Esse abono decorre, normalmente, de “sobras” da parcela de recursos dos 60% do FUNDEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica - que é destinada ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério em efetivo exercício na educação básica pública.
São considerados profissionais do magistério aqueles que exercem atividades de docência e os que oferecem suporte pedagógico direto ao exercício da docência, incluídas as de direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, orientação educacional e coordenação pedagógica.
Muitas prefeituras vinculam esse pagamento a melhoria dos índices das avaliações de desempenho das escolas e com assiduidade dos professores e demais trabalhadores.
Esse seria um bom incentivo, vez que motivaria as escolas na busca pela melhoria constante dos índices, consequentemente gerando mais qualidade na Educação dos abrangidos pelo município.
Há de ser reiterado ainda, que os professores municipais tem um trabalhado voltado para a excelência, o que é bastante perceptível. E por isso mesmo a bonificação para essa categoria seria totalmente viável e JUSTA!
* FERNANDO OLMO é pedagogo, professor da Rede Estadual de Educação e Conselheiro Tutelar em Presidente Epitácio - SP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário